top of page
Buscar
  • Foto do escritorGustavo Torres Pessoa

Projeto: Tanques Misturadores


Projeto e Execução Tanque Misturador - Projeto e Foto: Gustavo Torres Pessoa

Agitadores são comuns em qualquer tipo de instalação industrial e são empregados para diversos objetivos como combinar líquidos miscíveis, promover uma transferência de temperatura homogênea ao fluido, promover a interação entre fases em líquidos imiscíveis, manter sólidos em suspensão ou dispersar gases em um líquido e acelerar reações químicas. O problema base desse equipamento é normalmente uma combinação dos tipos: Mistura Líquido-Líquido, Suspensão de Sólidos e Dispersão de Gases.




Para cada um desses tipos de problema o agitador exigirá um formato de pá, um distanciamento diferente do fundo e laterais do reservatório, um posicionamento de eixo e um conjunto de acessórios específicos, como placas defletoras ou agitadores intermediários. A combinação certa destes itens influenciará na eficiência do seu processo, e nos custos para a sua empresa, seja em tempo de operação, na eficiência da mistura, na qualidade do produto final, no custo do equipamento, na manutenção deste ou no custo de energia que este agitador representará.

O fluido e as suas propriedades, como a viscosidade, as suas características reológicas, como ser ou não um fluido newtoniano, ou um plástico de Bingham, ou avaliar a "molhabilidade" dos sólidos que serão dispersos, são variáveis fundamentais a serem observadas no projeto de um processo como este. Para garantir a melhor qualidade dos seus produtos procure um engenheiro que compreenda estes fatores no seu projeto, e contribua de fato para a solução de um problema.


Temos feito esse tipo de projeto a anos, em reatores e tanques, para empresas do setor químico, petroquímico, lubrificantes, farmacêutico, de alimentos, papel e celulose, e existem sim diversos agitadores padrão no mercado, o de melhor eficiência tem sido o tipo Hydrofoil, em fluidos newtonianos, para os três tipos de situações grifados no primeiro parágrafo, mas frisamos a importância de que o processo de mistura seja avaliado integralmente, Agitador + Reservatório, para que este equipamento apresente um número de potência e de bombeamento que permita realizar o trabalho esperado, efetivamente promova a mistura desejada e não apenas coloque as partículas em um movimento de rotação sem mistura, no menor tempo possível e com o menor custo de energia. Estes dois números, e conceitos fundamentais da mecânica dos fluidos, são a base do projeto dos nossos agitadores. Consulte um engenheiro.


Gustavo Torres Pessoa



98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page